👋 Oi, pessoal!

Aqui vou compartilhar a nossa jornada épica para a Itália — a aventura de transformar o Lucky de um gato brasileiro para um gato italiano!

Meu nome é Henrique, e sou o humano de um gatinho super especial chamado Lucky. Ele é um SRD (Sem Raça Definida) com uma personalidade tão única que dispensa qualquer pedigree! Adotei o Lucky ainda filhote e, desde então, ele tem sido meu parceiro de todas as aventuras.

E por falar em aventura… já imaginou viajar de um país para outro com um gato? Pois é, eu fiz exatamente isso! Em novembro de 2024, embarcamos juntos do Brasil para a Itália. Foi uma verdadeira saga, cheia de burocracias, exames, documentos e vários momentos de tensão — mas no fim deu tudo certo!

Depois da viagem, publiquei um vídeo nas redes sociais para agradecer todas as pessoas que me ajudaram a tornar esse sonho possível (e não foram poucas!). Para minha surpresa, muita gente começou a perguntar como tinha sido a experiência e o que era necessário para viajar com um pet.

Foi então que pensei: por que não compartilhar essa história e ajudar outros tutores que também querem viajar com seus bichanos?

E assim nasce este blog!
Aqui, vou contar tudo sobre a nossa jornada: como foi transformar um “gato brasileiro” em um “gato italiano”, os desafios, as emoções e, claro, dicas valiosas para quem também deseja levar seu pet para explorar o mundo.

Bora embarcar nessa comigo?

 

✈️ Viagem para a Itália – Como Tudo Começou

Sabe aqueles sonhos que a gente deixa para depois, porque achamos que sempre haverá tempo? Pois é, morar na Itália sempre foi um grande sonho, mas por diversas razões acabou ficando em segundo plano. Até que um inesperado revés — perder o emprego — foi o empurrão que faltava para tomarmos a decisão de ir agora ou nunca.

O que parecia um problema enorme, na verdade, virou o empurrão que faltava. Afinal, se não fosse agora, quando seria? Então, num misto de coragem e loucura, decidimos: é agora ou nunca!

Sem pensar muito, juntamos algumas roupas, os documentos, muita coragem e encaixotamos nossa vida em quatro malas — duas de 23 kg e duas de 12 kg. E claro, o Lucky estava incluído desde o primeiro instante.

😺 Lucky, o Viajante Inesperado

Ele é muito mais que um simples pet. Lucky é meu parceiro de vida, meu amigo inseparável. Então, deixar ele para trás jamais seria uma opção. Mas, como transportar um gato com segurança e o mínimo de estresse possível em uma viagem internacional?

Lucky na caixa de transporte rumo a Itália

O Lucky é um gato caseiro, daqueles que preferem o sofá ao mundo lá fora. Só de imaginar a longa viagem, meu coração apertava. E, sem saber o que seria melhor para ele, eu só queria garantir que ele estivesse o mais confortável e seguro possível durante todo o processo.

Pensei em todas as alternativas — inclusive viajar de navio, como um mini cruzeiro felino! Mas, após muita pesquisa e conversas, entendemos que a melhor escolha era o avião. Quanto menor o tempo de trajeto, melhor seria para o Lucky (e para mim também!).

🧳 E assim começou nossa saga rumo à Itália…

E foi assim: quatro malas, um gato dentro da caixa de transporte e uma mistura de ansiedade e animação. Era o início da maior aventura das nossas vidas.

Se você quiser saber todos os detalhes práticos da parte burocrática — documentação, exames, regras das companhias aéreas, modelos de caixa de transporte e muito mais — preparei um guia completo aqui:👉como levar seu pet para Itália